Os Papéis que Vivemos na Vida – Claude Steiner


images (2)

O autor foi discípulo muito próximo de Eric Berne, o criador da Análise Transacional, que o reconheceu como sendo um dos mais notáveis analista de Script de Vida. Steiner discutiu esta teoria pela primeira vez em seu livro: “Games Alcoholics Play” onde abrangeu um único papel que é o dos alcoólatras.

O autor prossegue dando continuidade de onde havia parado em “Games Alcoholics Play”, agora dando uma abrangência nos papéis da vida. Steiner discute aqui os Papéis de Vida Trágica, como e por que pessoas que vivem de acordo com esse papel termina os seus dias e ainda como diagnosticar esses papéis. O autor discute ainda os Papéis de Vida Banais, como esses papéis são escritos pelo indivíduo, como são vividos sem amor, capacidade de prazer e sem realizações na vida.

Steiner em parceria com Hogie Wyckoff, discute os papéis sexuais masculino e feminino e como esses papéis interferem nos relacionamentos com outras pessoas. Explica ainda como as pessoas podem se libertarem de seus papéis e viverem uma vida livre e autônoma. O autor analisa e discute uma abordagem terapêutica para os três papéis banais básicos: Depressão, Loucura e Falta de Alegria.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *