Qualidade e Produtividade

O movimento de Gestão pela Qualidade Total, iniciado no Japão pós-guerra, como consequência da necessidade de sobrevivência diante do cenário caótico naquela época, mudou o paradigma de Gestão nas organizações ocidentais a partir da década de 80, estabelecendo um novo princípio básico da qualidade :

” A responsabilidade pela Qualidade de uma empresa é de todas as pessoas que nela trabalham, independente do posto que ocupam, do local onde estejam, ou de serviço que prestam”.  Kaoru Ishikawa

Os principais preceitos da Gestão da Qualidade como filosofia de gestão são:

  • O foco no cliente é a pedra angular na estratégia competitiva
  • Uma gestão eficiente dos processos operacionais é a base de atendimento das expectativas dos clientes
  • A produtividade é aumentada pela melhoria da qualidade
  • O conceito de melhoria contínua estabelecido em toda a organização é a chave para superar a concorrência
  • A competitividade depende do envolvimento, treinamento e comprometimento dos recursos humanos da organização.

Conheça os Programas do Instituto Pharos especialmente elaborados para dar o suporte ao processo de melhoria contínua de sua empresa: